O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Assuntos que podem ser temas para redação no Enem 2014

Para obter boas notas em redação,
é importantíssimo assistir a noticiários das TVs,
ouvir os das rádios e ler jornais e revistas 
impressos e online
sempre que possível. 
O tema para redação 
para o Enem 2014
será mantido em sigilo até o dia da prova porque pode ser relacionado a qualquer fato importante
ocorrido até lá.



Para se obter sucesso na redação durante a prova - no Enem, num concurso público ou num vestibular - é importantíssimo estar bem informado sobre tudo que acontece cotidianamente no Brasil e em todo o mundo. Por isto o Ministério da Educação (MEC) decidiu manter sob o mais severo sigilo qual será o tema para redação no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) deste ano. A prova não terá uma seção de atualidades, mas exigirá que os candidatos demonstrem uma percepção clara da realidade do país e do mundo em que eles vivem. Por isto, até o dia da prova, o "Redafácil" estará divulgando todas as novidades que surgirem com relação à redação. 
O tema da redação não será, obviamente, sobre algo que tenha ocorrido poucos dias antes da prova, mas poderá ser algo cuja relevância perdure por meses ou anos e tenha alguma relação com fatos ocorridos inclusive poucos dias antes da prova. Portanto, além de estar a par de tudo que acontece, o aluno terá que demonstrar sua capacidade de relacionar entre si fatos diferentes, argumentando seus pontos de vista.
Por isto, torna-se extremamente necessário que, já a partir de hoje,  os candidatos assistam todos os noticiários de TV que puderem, ouçam todos os noticiários de rádio que puderem, leiam revistas como a "Época", "IstoÉ", "Veja", "Carta Capital", "Superinteressante", "Globo Ciência", "Ciência Hoje", etc., e jornais online e impressos sempre que puderam. Leiam tudo que poderem sobre economia, política, sociedade, ciências, etc., todos os dias. Isto não somente é possível como é necessário, para estudantes e para todas as pessoas.
Mas lembrem-se: também é igualmente importante o uso correto das regras ortográficas e gramaticais. A não obediência às regras gramaticais leva a erros que dificultam a leitura, o que fará com que as pessoas que terão que avaliar a redação não consigam entender com exatidão as ideias que o aluno quis expressar.
Entre os temas que podem ser aplicados no Enem 2014, podem estar as chuvas que causaram a maior enchente do estado do Espírito Santo, ocorridas em dezembro de 2013. Podem estar relacionados aos preparativos para a Copa 2014, às eleições que ocorrerão este ano, a questões relacionadas ao mercado de trabalho e a destaques nacionais e internacionais recentes. Tudo que o interessado precisará fazer é ficar atento a todos os fatos nacionais e internacionais de grande importância.

Obs.: É fácil encontrar versões online dos jornais e revistas citados acima. Basta acessar a página do Google Pesquisa (http://www.google.com.br/e procurar através dela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente há estudantes fazendo perguntas como esta. Nos pr...