Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Os Significados de "Denúncia Vazia"

Muitos estudantes
(inclusive de cursos superiores)
usam essa expressão para se referir a denúncias de casos que não ocorreram. 
Isto os faz 
perder pontos em redações. 


Numa redação, é preciso ter muito cuidado com o uso de expressões, dando a elas seus significados corretos. Nas provas de vestibulares, concursos públicos e no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), várias vezes os participantes utilizam a expressão "denúncia vazia" como se esta significasse uma denúncia sobre algo que não ocorreu ou como se fosse uma denúncia falsa. Isto obviamente faz os participantes das provas perderem pontos. Existem dois significados corretos, mas nenhum dos dois tem algo a ver com denúncias sobre fatos não comprovados. 
"Denúncia" é uma tentativa de tornar público ou relatar a uma autoridade competente um ato considerado ilegal. Juridicamente, a denúncia é um ato no qual um promotor público ou procurador do Ministério Público (Federal ou Estadual) apresenta sua acusação perante um juiz capacitado para julgá-lo. A denúncia vazia é relacionada principalmente a locações de imóveis, mas também é qualquer acusação feita contra alguém secretamente. No caso da locação de imóveis, chama-se "denúncia vazia" o rompimento de um acordo pelo dono do imóvel alugado (uma casa, um apartamento, uma loja, etc.) sem que ele tenha que apresentar razões para isto. 

Fonte: Dicionário Aurélio Buarque de Holanda - Editora Positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!