O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

terça-feira, 26 de março de 2013

O que é um "perfil" numa rede social online?

Se você diz
que no seu perfil 
você pode postar o que quiser
e como quiser, 
isto significa 
que você não sabe
o que é uma rede social
nem o que é um "perfil"
numa rede social online. 



A expressão "liberdade de expressão" não significa que você possa se exprimir como quiser, usando palavrões ou termos chulos, etc. Significa apenas que você tem o direito de expressar suas opiniões e ideias. Quando uma pessoa diz que em seu perfil numa rede social online ela se exprime como quiser, ela demonstra que não sabe o que significam "liberdade de expressão", "rede social" e "perfil" numa rede social online. 
Quando um empregador diz a uma pessoa que lhe solicita emprego que infelizmente seu perfil não combina com o que a empresa precisa, a palavra "perfil" é uma referência à forma como a pessoa se apresenta quanto ao jeito de falar, as roupas que costuma usar, ao jeito como se senta, gostos, opiniões, comportamento, etc. Ou seja, "perfil" é o conjunto das características de uma pessoa. 
"Rede social" é qualquer estrutura social composta por pessoas com objetivos comuns. São exemplos de redes sociais uma turma de alunos de um curso, um sindicato, uma associação de moradores de um bairro, um conjunto de membros de uma igreja, os moradores de um condomínio, etc. As redes sociais online ou virtuais (Facebook, Linked In, Orkut, etc.) são redes sociais que diferem das outras apenas pelo fato de que os participantes não precisam estar fisicamente próximos para se relacionarem. 
O espaço que uma pessoa utiliza numa rede social online é chamado erroneamente de "perfil". Na verdade, o espaço utilizado pelo usuário da rede não é do usuário, é da rede. Esse espaço é cedido ao usuário pela empresa que fornece a rede (Facebook, por exemplo). O usuário pode administrar esse espaço como quiser (com certos limites e regras, evidentemente). O "perfil" do usuário é a forma como as outras pessoas que participam da rede interpretarão como ele é, através de suas postagens em sua própria página e de seu comportamento na rede. Por isto, o membro de uma rede social online não pode, nem mesmo no espaço em que expõe seu perfil, postar o que quiser e como quiser. Como ele tem a liberdade de administrar como quiser o espaço que utiliza, precisa lembrar que está participando de uma rede social juntamente com pessoas de raças, credos, profissões e condições sociais diferentes, de faixas etárias diferentes, experiências de vida diferentes, e que todas essas pessoas tem que ser igualmente respeitadas. Por isto, ele tem o direito de revelar seus gostos, suas opiniões, etc., mas antes de fazer uma postagem tem que pensar bem, e muito, sobre o quê e como postará, pois ele será o único responsável por tudo que a postagem poderá causar depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...