Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

"Virtual" não significa "irreal"


A foto ao lado mostra um exemplo de holografia. É uma imagem virtual na qual a moça da foto realmente vê o globo como se ele estivesse sobre a mão dela. Porém, a imagem do globo é apenas uma holografia. É um efeito visual produzido por uma tecnologia desenvolvida desde a década de 1960 com o uso de raios laser. Quando a foto foi registrada, não havia globo algum na mão da moça, havia uma imagem tridimensional do globo projetada sobre a mão, criando-se assim a ilusão acima - que pôde ser vista inclusive por qualquer pessoa que estava lá. A imagem resultou de um conjunto de partículas luminosas chamadas "hologramas" que formavam um registro integral de informação em relevo e profundidade. 
Hoje as holografias apresentam imagens muito mais próximas da realidade do que as produzidas naquela época. Cada holograma contém toda a informação de todo o conjunto da imagem. Isto significa que a captura de um dos hologramas é suficiente para se obter a reprodução idêntica à da imagem original, que é uma imagem virtual. Isto significa que, no caso da foto, o globo terrestre é falso, mas a imagem é verdadeira, porque não havia globo algum mas havia a imagem. Portanto, "virtual" não é a mesma coisa que "irreal".
como muitas coisas feitas através de computadores são virtuais, as pessoas passara a interpretar como "virtual" tudo aquilo que é imaginário, ou que se cria por computador ou pela internet. "Virtual" não apenas algo que pareça ser real; é algo que, sendo real ou não, tem uma relação com algo que é real. Quando você olha para o céu e vê estrelas, você não está vendo as estrelas de fato. Você vê apenas imagens virtuais das estrelas. O que você vê são efeitos luminosos causados pelas estrelas quando elas estavam nos locais onde nós as vemos agora. As luzes das estrelas levam muito tempo para serem percebidos por quem está na Terra. Algumas delas, devido às maiores distâncias, demoram milhões de anos. Portanto, a estrela que você vê agora talvez nem exista mais. A imagem demorou todo esse tempo para ser percebida daqui, mas é uma imagem real. Portanto, é virtual.
Pela mesma razão, considerando distâncias e diferenças de tempo, as pessoas que se relacionam através da internet são chamadas de "amigos virtuais". Porém, "amigos virtuais" podem ser também as pessoas que se conhecem pessoalmente, mas se relacionam através da internet por não ser possível se encontrarem de fato. Desta forma, são "amigos virtuais" também as pessoas com quem conversamos por telefone ou nos comunicamos através de serviços do correio (cartas, telegramas, etc.). São pessoas que conhecemos, são realmente nossos amigos e até parentes, mas nossos contatos, por ocorrerem à distância e com diferenças de tempo (você vê a imagem da pessoa com quem você conversa pelo Skype, por exemplo, com atraso de alguns segundos), esses contatos são virtuais, mas acontecem de fato. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!