Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

"Defumado", "Esfumaçado" e Outras Palavras Relacionadas a Estas

No caso de alimentos, 
"defumados" é a palavra mais usada
mas também se pode dizer "esfumaçados". 

Para produzir uma redação de bom nível, é importante que as pessoas conheçam bem os significados das palavras mais comuns e seus sinônimos. Numa rede social online, uma pessoa fez uma crítica a outra que havia falado "carne esfumaçada" tentando dizer "carne defumada". A crítica foi como se o uso da palavra "esfumaçada" estivesse incorreto. No entanto, estava correto. Tanto se pode dizer "alimento defumado" como "alimento esfumaçado". O nome dado ao processo também pode variar: pode-se dizer "defumação", "esfumaçamento", "fumação" ou "fumagem". É um processo pelo qual o alimento é submetido à ação da fumaça para melhorar o sabor e as condições de conservação sem necessidade de outra forma de preparo. A defumação é mais indicada para alimentos mais gordurosos porque a gordura ajuda a manter os compostos aromáticos da fumaça. 
O dicionário Aurélio Buarque de Holanda ensina: "defumar - expor à fumaça; curar (neste caso, não como curar uma doença, mas com sentido de "secar").  Ou seja: é um processo em que o alimento é envolto em fumaça; portanto é esfumaçado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!