Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Resultado da quarta enquente

Dois leitores participaram da quarta enquete, que permaneceu "no ar". A pergunta desta vez foi a seguinte: 



a) A maioria dos brasileiros gostam do Carnaval.
b) Não se podem confiar nas pessoas que não conhecemos.
c) A maioria dos eleitores comparece às zonas eleitorais no último dia das eleições.
d) A maioria dos frequentadores das praias capixabas são mineiros.

Qual das alternativas acima é a correta.

Apenas um dos dois participantes escolheu a resposta certa: a altenativa "c" ("A maioria dos eleitores comparece às zonas eleitorais no último dia das eleições." ). Embora a palavra "eleitores" esteja no plural, o sujeito da oração, "a maioria dos eleitores", é uma unidade. Portanto, o verbo principal, relacionado ao sujeito, deve estar de acordo com a forma singular. 
Pela mesma razão, a alternativa "a" está incorreta. A forma correta é "A maioria dos brasleiros gosta de carnaval.
Na alterantiva "b", a forma correta seria "Não se pode confiar nas pessoas que não conhecemos." ou "Não podemos confiar nas pessoas que não conhecemos."
Na alternativa "d", há duas possibilidades de se escrever corretamente: "A maioria dos frequentadores das praias capixabas é mineira.", porque o sujeito ("A maioria") está nas formas singular e feminina, ou "A maioria dos frequentadores das praias capixabas é de mineiros."
A quinta enquete já está à sua disposição. É sobre palavras análogas, e você está convidado a respondê-la. Desde já, obrigado pela sua participação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!