sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

7 - A descrição técnica, o relatório e o artigo relatório

A descrição técnica -


A descrição técnica é uma redação descritiva que visa registrar de forma objetiva as características de um objeto concreto - um aparelho, um lugar ou uma situação real. Portanto, seu autor deve ter um senso observação apurado, rigoroso e preciso. Deve se preocupar em definir o objeto em questão em detalhes quanto à forma, ao tamanho, às cores, às suas funções, etc. Como a descrição é técnica, opiniões pessoais não são necessárias e, como em qualquer outro tipo de redação, o que não é necessário deve ser evitado.
Eis abaixo um exemplo de descrição técnica:

Sabe-se que, ao mudar o meio em que a luz se propaga, alteram-se também o comprimento de onda e a propagação. Tendo como referência as características apresentadas pela luz no vácuo, o parâmetro chamado "índice de refração" mede essas alterações e permite ainda caracterizar a absorção de luz pelo material. No entanto, com a descoberta do laser, tornou-se possível constatar que esse índice não é propriedade invariável dos materiais, pois depende também da intensidade da luz incidente. 
Recentemente se tornaram conhecidos novos materiais que apresentam uma variação apreciável do índice de refração mesmo para campos luminosos pouco intensos. Essas descobertas apresentam grande variedade de aplicações, seja na amplificação de imagens ópticas, no reconhecimento de formas (usados na robótica), etc.
- "Hologramas Dinâmicos e Espelhos Conjugados" - Revista "Ciência Hoje", no. 22, pg. 16.

O relatório -

O relatório é utilizado nas áreas de pesquisa científica e técnico-administrativa. Seu objetivo é informar resultados de trabalhos, pesquisas, visitas, projetos e outros. Deve ser claro e rigorosamente completo e fiel à realidade. 
O relatório deve conter uma folha de rosto, o sumário, a sinopse, a introdução, o desenvolvimento e as conclusões ou considerações finais, exatamente nesta ordem. Deve ser, ainda, divido em duas partes: o relatório parcial, que presta contas de uma parte já concluída do trabalho, e o relatório final, no qual se descreve toda a atividade e inclui uma idéia global dos resultados. 
Há também o relatório técnico-administrativo ou científico. Este inclui outros tipos de redação técnica, tais como descrição de objetos, narrativa de fatos, sumário e argumentação. Entre os vários tipos de relatório administrativo encontram-se os de rotina, de tomada de contas e o contábil. 

- O artigo relatório:

Este é um tipo de relatório como os que são publicados em revistas especializadas. Contém o sumário (que destaca o assunto de forma a incentivar o leitor a ler todo o texto), a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Embora não seja obrigatório, é interessante que o autor inclua um índice, recomendações, apêndices e referências bibliográficas. 

A seguir: "O 'curriculum vitae'"

2 comentários:

  1. preciso de sua ajuda vc pd manda mas pra mim e a unica matéria de que eu não dou bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farei o que puder, mas preciso saber com exatidão a qual matéria você se refere e qual é a dificuldade que você sente.
      Abraço.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...