Numa redação, evitar a repetição de palavras é impossível. No entanto, pode-se - e deve-se - evitar as repetições de uma mesma palavra em excesso. Não se trata apenas da estética. Quanto menos repetições houver, mais agradável e compreensível será o texto para o leitor.
Como muitos outros idiomas, o português contém várias palavras com um mesmo significado. Isto facilita muito a produção de um texto pouco repetitivo. Também é possível evitar a repetição de uma mesma palavra num mesmo parágrafo através de um recurso chamado "supressâo". Veja o exemplo abaixo:
"A música sempre fez parte da vida de Antônio Carlos Gomes desde sua infância. Quando criança, ele já gostava muito de ouvi-la. Em sua vida adulta, tornou-se um dos mais famosos brasileiros a executá-la com grande talento."
No exemplo dado, o tema central é a música. Não uma determinada obra, mas a arte musical. Perceba, porém, que a palavra "música" aparece apenas uma vez, como sujeito ("A música") da primeira oração. No segundo período, ela está substituída por "obra". No terceiro, ela é substituída pela partícula "-la", na flexão do verbo "executar" ("executá-la"). Note, também, que em "Não uma determinada obra..." eu evitei "obra musical" para evitar a repetição de "musical", que aparece na expressão "arte musical".
Observe o parágrafo acima. Ele também revela exemplos de substituição e de supressão de palavras e expressões. A expressão "a palavra 'música'", que aparece na segunda oração, foi substituída por "ela" na terceira. Na terceira frase, "oração" foi substituída por "período". No início da última, ("No terceiro, ...") a palavra "oração" foi suprimida. Neste parágrafo, ela foi repetida propositalmente para efeito didático.
Conhecer várias palavras com mesmo significado é muito fácil. Basta adquirir o saudável habito da leitura. Leia muito, sempre que puder, revistas, livros, jornais, etc. Ler muito custa caro? Nem sempre isto é verdade. Em muitas cidades, existem bibliotecas públicas, onde livros e revistas podem ser lidos por crianças e adultos gratuitamente. Geralmente essas bibliotecas têm programas de empréstimos de livros e revistas, dando ao interessado um determinado prazo (de uma semana a um mês) para a devolução da obra.
Sempre que possível, ao encontrar uma palavra que você ainda não conhece ou não sabe seu significado, anote-a, guarde a anotação e, depois, procure-a num dicionário para descobrir o que significa. Provavelmente desta forma você nunca mais a esquecerá, e aos poucos enriquecerá seu conhecimento de palavras. Pessoas bem sucedidas em redação costumam usar este recurso.
Lembre-se: muita gente pensa que "termo" e "palavra" são sinônimos. isto não é verdade. A palavra é um grupo de fonemas - que na escrita são representados pelas letras - com um significado. O termo pode ser representado por várias palavras ou por apenas uma (daí o motivo da confusão), desde que demonstre uma maneira peculiar de se expressar.
A seguir: "Os tipos de redação"
Gostei muito da dica. ;)
ResponderExcluirBom dia, Drika. Grato pela sua participação.
Excluir