O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

10 - A monografia

A monografia é uma redação resultante de uma investigação científica apresentada em primeira mão. São  todos os informes científicos relevantes  e relatórios de pesquisa. Aqueles textos de fim de seminários, os quais são às vezes chamados de "monografias" na verdade não são, pois não são autênticos trabalhos de investigação, constituem apenas o início de uma investigação.


A monografia pode ser uma tese

A monografia não é necessariamente uma tese, mas pode ser se o autor assim desejar ou se o tema e o objetivo do trabalho assim exigirem. A tese é o tratamento escrito de um dado tema e resulta da investigação científica com o objetivo de apresentar uma contribuição relevante à ciência. 
É importante lembrar que a ciência tem sempre uma forte tendência a nos levar a um processo de cumulação. Como a monografia tem que ser um trabalho científico apresentado em primeira mão, é necessária a atenção com relação à originalidade, à atualização, às novidades levantadas através da investigação e aos pontos de vista adotados pelo autor. 
Semelhantemente à dissertação (ver o artigo anterior a este), uma monografia precisa ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Existem três tipos de monografia muito utilizados especialmente por estudantes: a memória científica, a tese científica e a tese de doutoramento.
A memória científica é, em geral, um trabalho de término de um curso. É um tipo especial de tese que será julgada por uma banca ou comissão. 
A dissertação científica é uma tese inicial. Sua finalidade é didática e visa treinar o aluno para a apresentação de uma tese verdadeira. 
A tese do doutoramento é uma monografia em que se propõe uma nova teoria busca comprovar uma experiência. 
É preciso estar atento aos aspectos formais - informações sobre a bibliografia utilizada, notações, referências bibliográficas, etc. No brasil, esses dados são regulamentados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


A seguir: "O ensaio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...