sábado, 9 de janeiro de 2010

1 - Primeiro, escolha o tema e organize as idéias.

Escolhido o tema, caso haja tempo (se você não estiver, por exemplo, fazendo uma prova), leia em revistas, jornais, etc., tudo que você puder sobre o tema. Mas se você fará uma prova, não tem como saber quais serão os temas propostos; por isto assista frequentemente a telejornais, leia todas as notícias em revistas e jornais impressos e "online" sempre que puder. Em resumo: mantenha-se bem informado sobre tudo que puder, especialmente os fatos mais recentes relacionados à política nacional e internacional, direitos, cidadania, saúde, educação, etc.

Começando a escrever

No momento em que estiver se preparando para iniciar sua redação, organize as idéias sobre o que você quer escrever. Escolha palavras de fácil compreensão para todos, mas procure evitar gírias - em certas situações elas podem ser inconvenientes. Cada parágrafo deve ter pelo menos três orações. Uma oração é uma frase com sentido próprio, mas que ao mesmo tempo é uma sequência do sentido da oração anterior.
Evite orações muito longas. Substitua uma oração longa por duas ou três curtas. Por exemplo:
  • Em vez de escrever:

    "Eu gostaria de ir ao cinema hoje para assistir àquele filme, que quero tanto assistir, mas creio que não terei tempo e talvez possa assisti-lo amanhã."
  • Escreva:

    "Eu gostaria de poder ir ao cinema hoje. Quero assistir àquele filme. Creio que não terei tempo, talvez seja melhor assisti-lo amanhã."

E quanto ao resto do texto?

Cada oração deve encerrar um sentido próprio, mas deve ser uma sequência do sentido da oração anterior. Desta forma os sentidos de todas as frases encerram o do parágrafo inteiro. Por sua vez, cada parágrafo é uma sequência do anterior. É isto que dá ao leitor a condição para que ele entenda a mensagem contida no texto.

A seguir: "Os parágrafos e os períodos"

4 comentários:

  1. esta certo a utilização de "assisti-lo"?

    ResponderExcluir
  2. É certa a utilização de "assisti-lo"?

    Sim. Para esclarecer melhor, basta lembrar a forma verbal no passado, na primeira pessoa: "Eu assisti." Observe que "assisti" não tem acento gráfico porque a presença do "i" na última sílaba já informa a acentuação tônica (a acentuação revelada na pronúncia). O mesmo caso ocorre em "assisti-lo"?

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, o verbo assistir rege a preposição 'a', de forma que exigiria o pronome 'lhe', o que não ocorre a este verbo. Assim, a frase "Creio que não terei tempo, talvez seja melhor assisti-lo amanhã." deveria ser redigida da seguinte forma: "Creio que não terei tempo, talvez seja melhor assistir a ele amanhã."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Assistir" exige a preposição "a" quando tem o significado de "ver", "presenciar". Porém, "assistir" também pode significar "prestar assistência", "ajudar", "socorrer", "atender", e nestes casos se diz "lhe assistir" ou "assistir-lhe". Quanto a "assistir a ele (ao filme)", "assisti-lo" é a forma mais adequada.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!