sábado, 16 de setembro de 2023

Atualize seu vocabulário sempre!

O avanço da tecnologia,

as novidades científicas,

são apenas alguns fatos 

que nos obrigam 

a atualizarmos constantemente nossas formas

de nos expressarmos.


Muitas pessoas pensam que a facilidade de nos comunicarmos com maior rapidez enviando mensagens breves através do WhatsApp ou por qualquer outro meio oferecido pela Internet dispensa a necessidade de termos o devido cuidado quanto ao uso de palavras ou expressões. Ledo engano! Isto continua sendo necessário para produzir uma redação de bom nível quando for necessário (e será, muitas vezes), e até para ajudar você a conversar melhor com as pessoas, mesmo com aquelas que você considera seus amigos mais íntimos. 

Isto é importantíssimo também para você comprovar que está atualizado em relação ao mundo em que você vive. Como você deve saber, pessoas bem informadas e com mais facilidade de comunicação são sempre mais valorizadas tanto no âmbito profissional quanto no social. O avanço da tecnologia, as novas descobertas científicas e muitos outros fatores sempre causam o surgimento de novas palavras, novos termos e novas expressões em todos os idiomas. Portanto, manter a atualização de seu vocabulário é sumamente importante para a sua vida. 

Não é difícil conseguir isto - e mesmo se fosse, lembre-se que "difícil" não significa "impossível". Aqui, faço algumas recomendações bem simples:

- Faça palavras cruzadas.

Nos jogos de palavras cruzadas, você não tem que saber as respostas para todas as definições. Nesse tipo de jogo o objetivo não é verificar se você sabe todas as respostas. O objetivo é levar você a descobrir, por dedução, as respostas que você não sabe e, desta forma, descobrir ao mesmo tempo as palavras e as definições que você ainda não conhece. 

- Leia bastante.

Sempre que tiver tempo, leia livros e revistas. Cada vez que encontrar uma palavra desconhecida, anote-a. Reserve um caderno para essas anotações. Pesquise a palavra num dicionário e, junto a ela, anote seu significado. Anote as palavras seguindo a ordem alfabética para, de vez em quando, voltar a procurá-las entre suas anotações e reencontrá-las com mais facilidade. 

- Assista a filmes e séries legendados.

Quando encontrar nas legendas palavras desconhecidas, paralise o vídeo e anote a palavra conforme a mesma dica dada no parágrafo acima.

- Adquira e mantenha o hábito de ler,

A "falta de tempo" para ler não é justificativa para não ler. Se você arranja tempo para ir a festas, a shows, ao cinema, etc., você arranja tempo para o que lhe interessa. Portanto, interesse-se também pelo hábito da leitura: ele ajudará muito a facilitar a sua vida. O hábito da leitura ajuda não somente a encontrar novas palavras, mas também a usar palavras e expressões de forma mais adequada na fala e na escrita. Em certos textos, ajuda também a descobrir como NÃO usá-las, o que é igualmente muito importante. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!