Elias Alves foi locutor e redator noticiarista na Rádio Vitória, em Vitória, no Espírito Santo. Ele também trabalhou como redator comercial na TV Vitória entre 1990 e 1997. Antes, entre 1986 e 1990, foi redator noticiarista na Rádio Gazeta, também em Vitória. Posteriormente atuou na Superintendência Estadual de Comunicação Social (Secom) até dezembro de 2002.

sexta-feira, 8 de setembro de 2023

"Alienígena" e "Extraterrestre" - entenda a diferença.

Arquivo Google
 Nem tudo que é alienígena

é extaterrestre.


A influência causada por filmes de ficção científica tem feito muita gente acreditar que "alienígena" é apenas qualquer habitante ou suposto habitante de outro planeta e qualquer coisa relativa a eles. Essas pessoas parecem pensar que "alienígena" é o mesmo que "extraterrestre". 
Na verdade as duas palavras têm significados bem distintos. "Extraterrestre" é a junção de duas palavras: "extra" (que significa "fora") e "terrestre" (que significa "da Terra"). Portanto, refere-se a tudo que acontece ou se origina de fora do planeta Terra. Já "alienígena" é qualquer pessoa ou qualquer fato, costume ou tradição proveniente de outra nação, outro planeta ou de qualquer outro ambiente externo em relação ao nosso. Por exemplo, a cultura chinesa é uma cultura alienígena para nós, brasileiros. Por outro lado, a cultura brasileira é alienígena para os chineses. 
Para entender  isto um pouco melhor, lembre-se que a palavra "alienígena" tem o mesmo prefixo de "alienado". Uma pessoa alienada é alguém supostamente sem capacidade de compreender a realidade em que vivemos. Portanto o prefixo "alien" nos trás o significado de algo fora do censo comum com o qual estamos habituados. Às vezes, "alienado" também significa alguém que simplesmente parece não se importar com certos assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!