quinta-feira, 10 de agosto de 2023

"Plano Estratégico" é uma redundância.

Ilustração do Arquivo Google
"Plano" e "estratégia" 

são coisas diferentes,

mas "plano estratégico"

é uma redundância.


"Redundância" é toda situação em que há algo excessivo e sem importância ou necessidade. Uma coisa redundante é uma coisa repetitiva, excessiva e, portanto, desnecessária. Em termos gramaticais, a redundância se caracteriza pelo uso de duas ou mais palavras quando basta uma para transmitir uma ideia. Exemplos:
- Seguir adiante. Só é possível seguir se for adiante. Portanto, a palavra "adiante" não é necessária. 
- Subir para cima. O verbo "subir" já indica movimento para cima. Por isto basta dizer "subir".
- Há anos atrás. A palavra "há", flexão do verbo haver, já indica um período passado. Por isto a palavra "atrás" não é necessária.

Há duas redundâncias muito usadas quando se trata de temas políticos, econômicos ou empresariais: "planejamento estratégico" e "plano estratégico". "Planejamento" é o ato de criar um plano. "Plano" é a representação elaborada de uma ideia para ser praticada com uma determinada finalidade. "Estratégia" é um método um conjunto de ideias para alcançar um objetivo. 
"Plano" e "estratégia" são, portanto, palavras com significados distintos. Porém, se o plano representa a forma de colocar em prática a realização de uma ideia e a estratégia é o método para alcançar o objetivo, todo plano é estratégico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!