sábado, 4 de fevereiro de 2017

A Redação em Endomarketing

Numa empresa,
tudo tem que ter modificações constantes,
principalmente as formas de comunicação.
A linguagem 
precisa ser moderna
sem deixar de ser formal.


Todas as empresas, sejam quais forem seus ramos de atividade e seus portes (das micro às mega empresas), têm que se adaptar às novas tendências exigidas pelas mudanças que ocorrem no mundo. Ou seja: seus gestores e funcionários têm que estar sempre preparados para adotarem mudanças de comportamento, de hábitos rotineiros e principalmente nas formas de se comunicarem. A globalização avança num processo aparentemente infinito e que, à medida em que o tempo passa, ganha mais velocidade. Isto traz mudanças tecnológicas principalmente nos processos de informação e comunicação. Quem não se adaptar a essas mudanças aumenta seus riscos de ficar fora do mercado de trabalho. 
A principal função da comunicação empresarial é facilitar ações relacionadas ao que é transmitido, isto é, por meio de trocas de informações internas e externas. Por isto, principalmente quando a comunicação é feita por escrito, a modernização da linguagem se faz necessária, mas a preservação da linguagem objetiva, clara, mas ao mesmo tempo mantendo-se certa formalidade, também. Informalidade não é a mesma coisa que modernização. A variação da linguagem tem que estar de acordo com o contexto, a situação e as posições - inclusive hierárquicas - de quem envia e de quem recebe a mensagem. Esse processo de comunicação interna nas organizações se chama endomarketing, palavra que significa marketing interno.
Os leigos costumam confundir "marketing" com "propaganda". Em termos comerciais, pode-se dizer resumidamente que a propaganda é a informação sobre a existência de um produto ou serviço à disposição de consumidores. O marketing é bem mais que isto: é um processo que determina quais são os produtos ou serviços com mais chances de despertar interesse dos consumidores e quais são as estratégias mais adequadas para a promoção do produto ou serviço, as vendas e a preservação do negócio. Aí, entra em cena o "marketing pessoal".

O marketing pessoal é algo tão importante que não é exagero dizer que sua profissão e sua sobrevivência dependem dele. "Marketing pessoal" é tudo que você veste, como você se senta a uma mesa ou em qualquer outro lugar, o que você faz ou diz em qualquer situação. Enfim, é como você se comporta de uma maneira geral, inclusive - e até principalmente - nas redes sociais da Internet. Atualmente, para conseguir emprego ou se manter nele, ou mesmo para conseguir sobreviver trabalhando por conta própria, a comprovação da capacidade profissional é muito importante mas não é suficiente. Tanto os empregadores como os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes quanto à conduta moral e social das pessoas, considerando isto mais importante do que a habilidade e a experiência profissionais.
A forma como você se comunica com as pessoas diz muito sobre seu marketing pessoal. No ambiente de trabalho isto pode tanto lhe ajudar a conseguir uma promoção na empresa quanto pode contribuir para sua demissão. Uma palavra ou uma expressão usada fora do contexto pode causar interpretações equivocadas certamente causará a segunda hipótese. Portanto, numa redação empresarial, seja para comunicação interna ou externa, é importantíssimo saber empregar as palavras e expressões corretas e mais adequadas. Para isto, o autor da redação precisa considerar a importância do objetivo da modernização do estilo redacional e da linguagem a ser usada, da função estratégica da redação, da cultura da empresa, do aspecto motivacional, da circulação de documentos empresariais, dos perigos representados por documentos mal escritos, dos cuidados extremos para evitar conflitos internos, etc.
O sucesso de toda estratégia de planejamento depende principalmente da comunicação empresarial. Isto é o suficiente para justificar a necessidade de tanto cuidado na redação. Seus objetivos principais são melhorar a imagem da empresa (mesmo quando esta já detém uma boa imagem) e garantir os resultados necessários para o sucesso do planejamento. No entanto, isto não quer dizer que a redação tem que conter apenas informações favoráveis a respeito da empresa. Num mundo em que a concorrência está cada vez mais forte e em que os avanços tecnológicos, há que se considerar também as mudanças no público-alvo. Em suma, o funcionário precisa saber que de sua forma de se comunicar interna e externamente depende a sobrevivência da empresa, o que equivale a dizer que dela dependem a preservação de seu emprego e sua própria sobrevivência. Eis a razão pela qual a linguagem na redação empresarial precisa ser constantemente modernizada sem deixar de ser formal e, ao mesmo tempo, sucinta, clara e objetiva. 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A Principal Competência em Redação no Enem e no Vestibular

Abordar problemas sociais numa redação
não é tão simples quanto parece.
Para tratar de problemas sociais numa redação,
o estudante precisa
ter boas noções
de direitos humanos. 


Três competências básicas são exigidas aos alunos para a avaliação das redações feitas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Cada uma delas vale de zero a 200 pontos. A nota final é o total dessa pontuação. Duas delas são saber escrever corretamente e apresentar argumentações de forma adequada. A terceira requer uma intervenção, não apenas uma solução para problemas sociais. O problema é que, para isto, o aluno precisa ter boas noções sobre direitos humanos. O problema maior é que, dado o baixíssimo nível qualitativo do sistema educacional brasileiro, coloca-se em dúvida se tal sistema está em condições de dar aos alunos as bases necessárias para a discussão sobre um assunto tão complexo.
Dizem que "direitos humanos" são direitos civis e políticos. Vejo nisto uma redundância, já que os direitos políticos são também civis e, como "política" envolve tudo que se relacione a atividades e interesses dos cidadãos, todos os direitos civis também podem ser considerados também direitos políticos. Entretanto, o conceito geral de "direitos humanos" que se utiliza atualmente é muito mais complexo: envolve direitos à vida, à propriedade privada, à liberdade de expressão, de crença, de igualdade formal, de igualdade social. Envolve também direitos econômicos, sociais, culturais, educacionais, à previdência social, à moradia, etc. Há professores que dizem que dizem que uma redação no Enem pode ser feita em dois ou três parágrafos e em poucas linhas. Minha pergunta é: como eles acham que é possível abordar algo tão complexo num texto com dois ou três parágrafos?
Os temas sociais apresentados aos alunos no Enem e no vestibular são muito complexos para eles porque, embora digam que o aluno deve sugerir soluções para os problemas, na verdade são exigidas intervenções. Em outras palavras: em vez de sugerir como solucionar os problemas, o aluno terá que sugerir como enfrentá-los. Enfrentar um problema é bem diferente de apenas sugerir soluções. Vem daí a principal dificuldade para as argumentações. A proposta de uma intervenção social precisa completar mais de uma ação. O ideal é que sejam, no mínimo, três ações bem detalhadas, relacionadas entre si e bem definidas.
Tudo isto envolve muito mais do que apenas estudar e treinar redação. É necessária a orientação ostensiva de professores - não apenas dos de Língua Portuguesa, mas principalmente dos que lecionam matérias relacionadas às ciências sociais e humanas. Neste contexto, algumas expressões usadas de forma equivocada na redação podem ser interpretadas como desrespeito a direitos humanos. Aconselho aos alunos de ensino médio que, antes do próximo Enem, exijam que seus professores lhes orientem e ensinem sobre os principais fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Redafácil Recebe 79% de Pontuação Entre Sites Similares

As aparências do blog:
1 - na tela do monitor;
2 - no celular.
"SEO Score: 79%."
- informação

do Tarantula Web.


O Tarantula Web é um site que fornece dados estatísticos sobre websites (sites e blogs). "Score" é "pontuação" em inglês. "SEO" é um acrônimo de "Search Engine Optimization" ("Engenharia de Otimização de Sites"). Segundo o Tarantula Web, o Redafácil obteve uma otimização 79% superior à registrada anteriormente. Conhecido simplesmente como "otimização de sites", na verdade é um conjunto de estratégias adotadas para potencializar e melhorar o posicionamento de um site (neste caso, o Redafácil, que é um blog) nas páginas de resultados naturais nos sites de busca (Google.comBing.comYahoo Search , etc.). As análises são feitas todos os meses, e a análise mais recente sobre o Redafácil foi feita hoje.
Realmente, depois das mudanças mais recentes nas páginas do Redafácil, o número de leitores que o acessam através de sites de busca tem aumentado muito, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos. O Similar Sites informa que o ranking global do Redafácil está em 8.632.650, o que o coloca acima da média global. Dentro de sua categoria ("People and Societ"/"Gente e Sociedade"), o ranking do Redafácil é é 573.044. Isto significa que, dentre os websites da mesma categoria, o Redafácil detém 64% da preferência. O site também informa que, entre os leitores que mais acessam o Redafácil, estão profissionais de indústria e negócios e notícias e mídia.