sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A Principal Competência em Redação no Enem e no Vestibular

Abordar problemas sociais numa redação
não é tão simples quanto parece.
Para tratar de problemas sociais numa redação,
o estudante precisa
ter boas noções
de direitos humanos. 


Três competências básicas são exigidas aos alunos para a avaliação das redações feitas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Cada uma delas vale de zero a 200 pontos. A nota final é o total dessa pontuação. Duas delas são saber escrever corretamente e apresentar argumentações de forma adequada. A terceira requer uma intervenção, não apenas uma solução para problemas sociais. O problema é que, para isto, o aluno precisa ter boas noções sobre direitos humanos. O problema maior é que, dado o baixíssimo nível qualitativo do sistema educacional brasileiro, coloca-se em dúvida se tal sistema está em condições de dar aos alunos as bases necessárias para a discussão sobre um assunto tão complexo.
Dizem que "direitos humanos" são direitos civis e políticos. Vejo nisto uma redundância, já que os direitos políticos são também civis e, como "política" envolve tudo que se relacione a atividades e interesses dos cidadãos, todos os direitos civis também podem ser considerados também direitos políticos. Entretanto, o conceito geral de "direitos humanos" que se utiliza atualmente é muito mais complexo: envolve direitos à vida, à propriedade privada, à liberdade de expressão, de crença, de igualdade formal, de igualdade social. Envolve também direitos econômicos, sociais, culturais, educacionais, à previdência social, à moradia, etc. Há professores que dizem que dizem que uma redação no Enem pode ser feita em dois ou três parágrafos e em poucas linhas. Minha pergunta é: como eles acham que é possível abordar algo tão complexo num texto com dois ou três parágrafos?
Os temas sociais apresentados aos alunos no Enem e no vestibular são muito complexos para eles porque, embora digam que o aluno deve sugerir soluções para os problemas, na verdade são exigidas intervenções. Em outras palavras: em vez de sugerir como solucionar os problemas, o aluno terá que sugerir como enfrentá-los. Enfrentar um problema é bem diferente de apenas sugerir soluções. Vem daí a principal dificuldade para as argumentações. A proposta de uma intervenção social precisa completar mais de uma ação. O ideal é que sejam, no mínimo, três ações bem detalhadas, relacionadas entre si e bem definidas.
Tudo isto envolve muito mais do que apenas estudar e treinar redação. É necessária a orientação ostensiva de professores - não apenas dos de Língua Portuguesa, mas principalmente dos que lecionam matérias relacionadas às ciências sociais e humanas. Neste contexto, algumas expressões usadas de forma equivocada na redação podem ser interpretadas como desrespeito a direitos humanos. Aconselho aos alunos de ensino médio que, antes do próximo Enem, exijam que seus professores lhes orientem e ensinem sobre os principais fundamentos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Redafácil Recebe 79% de Pontuação Entre Sites Similares

As aparências do blog:
1 - na tela do monitor;
2 - no celular.
"SEO Score: 79%."
- informação

do Tarantula Web.


O Tarantula Web é um site que fornece dados estatísticos sobre websites (sites e blogs). "Score" é "pontuação" em inglês. "SEO" é um acrônimo de "Search Engine Optimization" ("Engenharia de Otimização de Sites"). Segundo o Tarantula Web, o Redafácil obteve uma otimização 79% superior à registrada anteriormente. Conhecido simplesmente como "otimização de sites", na verdade é um conjunto de estratégias adotadas para potencializar e melhorar o posicionamento de um site (neste caso, o Redafácil, que é um blog) nas páginas de resultados naturais nos sites de busca (Google.comBing.comYahoo Search , etc.). As análises são feitas todos os meses, e a análise mais recente sobre o Redafácil foi feita hoje.
Realmente, depois das mudanças mais recentes nas páginas do Redafácil, o número de leitores que o acessam através de sites de busca tem aumentado muito, sobretudo no Brasil e nos Estados Unidos. O Similar Sites informa que o ranking global do Redafácil está em 8.632.650, o que o coloca acima da média global. Dentro de sua categoria ("People and Societ"/"Gente e Sociedade"), o ranking do Redafácil é é 573.044. Isto significa que, dentre os websites da mesma categoria, o Redafácil detém 64% da preferência. O site também informa que, entre os leitores que mais acessam o Redafácil, estão profissionais de indústria e negócios e notícias e mídia. 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Os Significados de "Crítica"

Frequentemente o verbo "criticar"
é usado como se toda crítica
fosse negativa. 
Ao usar
o substantivo "crítica"
e o verbo "criticar"
numa redação,
é preciso estar atento 
a estes detalhes.


Toda pessoa tem um senso crítico. Sim, pois toda pessoa tem opiniões mesmo quando ão quer expressá-las. Entretanto, muita gente diz coisas como "há pessoas que só criticam mas nunca fazem um elogio", como se "criticar" significasse apenas dizer algo contra. Há também pessoas que usam a expressão "crítica construtiva" para se referir a elogios, o que nos faz pensar que elas achem que toda opinião contrária é uma crítica negativa. Uma crítica é simplesmente um comentário, que pode ser favorável ou contrário ao que é criticado. 
Não é preciso exercer uma profissão para ser um crítico. Mesmo que você não perceba isto ou que esta não seja sua intenção, você é um crítico, e com muito mais frequência do que você imagina: quando diz que gostou ou não gostou de um livro, de um filme, de um programa de televisão, de uma pessoa, etc. Mesmo quando você não se coloca contra nem a favor de algo ou alguém, este também é um posicionamento crítico. Numa redação dissertativa-argumentativa, a crítica é inevitável, pois é a própria argumentação. Ela tem o propósito de revelar no texto uma perspectiva descritiva e principalmente de avaliação quanto ao tema abordado. 
O autor da redação é um crítico, não porque o queira, mas porque precisa ser. Como tal, não pode apresentar uma avaliação apenas subjetiva. Ele precisa fundamentar sua avaliação, e isto requer uma descrição dos fatos avaliados. Por isto a redação tem que ser descritiva e argumentativa. Ele precisa entender que a crítica construtiva não apenas a que contém elogios; é a que, mesmo sendo uma opinião contrária, destaca os pontos menos favoráveis na opinião do crítico, que ao mesmo tempo oferece sugestões para melhorá-los ou substituí-los pelos mais favoráveis. Seus argumentos precisam de objetividade. Portanto, ele deve procurar conhecer melhor os significados de "crítica", "argumento", "argumentação" e outras palavras relacionadas a estas. Para entender isto melhor, leia aquiaqui e aqui.