terça-feira, 5 de janeiro de 2021

"Público e notório" é ou não é um pleonasmo?

Foto: Arquivo Google

 Com muita frequência,

fazem-me esta pergunta.


Não, não é. Um pleonasmo é o uso de duas ou mais palavras sem necessidade, quando basta uma para encerrar o significado que se quer dar à expressão. No caso das "público" e "notório" isto não acontece porque são palavras com signficados diferentes. 

Um pleonasmo é a repetição de um termo da oração ou do significado de uma expressão. Ou seja: é quando uma informação é repetida desnecessariamente. "Público e notório" é uma expressão muito usada para se referir a um fato extremamente conhecido e sem necessidade de provas. "Público" é qualquer informação considerada de conhecimento de grande número de pessoas. "Notório" é algo que possa ser facilmente notado e observado por qualquer pessoa, algo que se evidencia de tal forma que não há como ter dúvidas a seu respeito. Em outras palavras: um fato notório é sempre de conhecimento público, mas um fato de conhecimento público nem sempre é notório.

Há pessoas que argumentam que "notório" é uma palavra relacionada a "notoriedade". É verdade, mas "notoriedade" é a condição de uma pessoa ou de um fato muito conhecido por meio de evidências que o o destacam, não apenas por ser muito conhecido. Por exemplo: um "notório criminoso" é uma pessoa famosa por ser altamente perigosa para a sociedade: ela se destaca das outras pessoas devido ao seu alto nível de periculosidade. Já um "notório ator" é um ator que conquistou sua fama devido ao seu talento artístico. Resumindo: "notoriedade" significa destaque de uma pessoa ou um fato pela sua importância, seja qual for a importância desta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!