Translate

segunda-feira, 26 de março de 2018

O que é preciso saber para fazer uma redação sobre IDH?

Fonte: 2.bp.blogspot.com
Para saber
o que é IDH,
é preciso saber
o que é o DH.



Creio que, ao ver o título deste artigo, muitos estudantes procuraram saber primeiramente o que é "IDH". É a sigla para "Índice de Desenvolvimento Humano. Veja aqui quais são as diferenças entre siglas, abreviaturas e abreviações e as formas corretas para usá-las. Com um sistema educacional tão precário como o do Brasil, é fácil entender as dificuldades dos estudantes quanto a isto. Para saber o que é o índice de desenvolvimento humano, os estudantes precisam saber o que é o desenvolvimento humano. Tenho quase certeza de que isto não é devidamente explicado nas aulas de ensino médio.
De acordo com um conceito estabelecido pelo Programa das Nações Unidas (PNUD) para o Desenvolvimento, o desenvolvimento humano é calculado considerando as pessoas no centro do desenvolvimento, buscando destacar seu potencial de possibilidades para alcançar os melhores índices de qualidade de vida. Baseando-nos nisto, concluímos que o índice de desenvolvimento humano (IDH) é uma medida de comparação para classificar todos os países do mundo de acordo com o grau de desenvolvimento humano de cada um deles. É com base nesses cálculos que se classifica os países como "desenvolvidos", "em desenvolvimento" e "subdesenvolvidos". Nos desenvolvidos, o desenvolvimento humano é considerado alto em relação aos demais. Nos em desenvolvimento o DH se encontra numa faixa de equilíbrio entre os níveis médio e alto. Nos subdesenvolvidos o DH é muito baixo.
Através desses cálculos também se define a divisão do mundo em Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo. Clique aqui para você ter uma ideia melhor sobre esse tipo de classificação. Posso lhe adiantar o seguinte: na verdade essa divisão surgiu a partir do período da Guerra Fria, da famosa disputa política entre os Estados Unidos e a extinta União Soviética, que durou de 1945 a 1991. O Primeiro Mundo era originalmente o conjunto de países cujos governos eram a favor do capitalismo. Posteriormente, a expressão passou a ser usada como referência aos países desenvolvidos. No Segundo Mundo estão os países em desenvolvimento. No Terceiro Mundo, os subdesenvolvidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

"Na atual conjuntura..."

Afinal, o que é "conjuntura"? No Brasil, quando o assunto é política ou economia ou algum tipo de problema social, costum...