Translate

quarta-feira, 21 de março de 2018

Administração, Gestão, Gerenciamento e Direção

Geralmente
estas quatro palavras
são usadas
como se tivessem
o mesmo significado.

Suponhamos que você tenham que fazer uma redação sobre empreendedorismo ou sobre algum tema relacionado ao empreendedorismo. Em primeiro lugar, você precisa saber que "empreendedorismo" é o nome que se dá a todo processo que visa a criação de uma micro, pequena, grande ou mega empresa ou de mudanças em negócios e empresas já existentes para melhorar seu desempenho no mercado. No entanto, este é um conceito muito básico. Sugiro que você pesquise bastante sobre empreendedorismo para aprender mais.
A administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas, recursos (financeiros, humanos, etc.) para alcançar objetivos previamente definidos. Portanto, tem o mesmo significado de "direção", "gerência", "gerenciamento" e "gestão". É ótimo que seja assim, pois isto permite que você empregue todas estas palavras numa mesma redação, evitando a necessidade de repetir apenas uma várias vezes. Isto torna seu texto mais agradável para ser lido e revela seu conhecimento quanto aos significados das palavras que usa, o que conta muitos pontos numa prova.
Lembre-se, porém, que a administração não é uma atividade relativa somente a empresas e negócios. Este é um caso particular chamado "administração de empresas" ou "administração empresarial". Genericamente, a administração se refere ao gerenciamento de todos os tipos de organização, representando o que se chama "trabalho em equipe" - isto é, esforços humanos organizados para determinadas finalidades.
"Gestão" é o ato de gerir. Como "gerir" é o mesmo que "gerenciar", isto confirma o que já está dito acima: "gestão" também significa "administração", "gerenciamento", "direção". Portanto, o administrador também é chamado "gestor", "gerente" ou "administrador" (de toda a organização ou de um determinado setor dela). Em alguns casos, a pessoa que ocupa tal cargo (numa grande empresa, por exemplo) é chamada "subgerente". Às vezes é usada a expressão "gerência administrativa", o que é uma redundância, pois não há gerência que não seja administrativa.
Em termos empresariais, a palavra "direção" é uma metáfora. Em seu sentido real, "direção" tem o significado de "caminho a ser seguido", "rumo definido", "norteamento". O diretor, gerente ou administrador tem a função de liderar um grupo de pessoas mostrando-lhes a "direção certa", ou seja, os meios mais eficazes para conseguir obter os resultados necessários. Isto nos faz lembrar a administração pública, que envolve governantes (presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores estaduais e, nos municípios, prefeitos e vice-prefeitos) e seus respectivos auxiliares (ministros e secretários estaduais e municipais), e todas as pessoas que têm por função principal colaborar na prestação de serviços públicos (funcionários públicos federais, estaduais e municipais). O administrador público tem, nos serviços públicos, a mesma função que o administrador empresarial tem nas empresas (*).

(*) Aqui, a redundância é proposital, para enfatizar a comparação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Fato Público e Notório

Os problemas causados pela poluição ambiental são fatos públicos e notórios.  Isto não é  uma redundância.  Muita gente considera ...