domingo, 15 de outubro de 2017

"PIB" Pode Ser Tema Exigido para Redação no Enem

"PIB" é a sigla
para "Produto Interno Bruto".
Mas o que é

o "Produto Interno Bruto"?


Se o noticiário da televisão começar com o anúncio de que o PIB do Brasil este mês ficou abaixo do registrado do mês passado, muitos telespectadores sabem que isto é motivo para preocupação. No entanto, nem todos sabem o que é o PIB. Entre os que sabem, nem todos sabem por que sua queda é preocupante. E quanto a você? Se você tivesse que fazer uma redação sobre o PIB, você saberia fazê-la?
Se você sabe o que é o PIB e não apenas sua importância, mas principalmente por que o cálculo dele é importante para nós, não se preocupe quanto à redação: você tem a faca e o queijo nas mãos para fazer uma boa redação. Só precisará pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Se não, trate de estudar sobre isto. O PIB pode ser tema para redação no Enem, nos vestibulares, em concursos públicos e em muitos outros momentos em que você tiver que escrever sobre economia. Lembre-se: redações não são exigidas somente em provas, e os temas são sempre uma surpresa na hora de fazê-las.
No Brasil, este tem sido um ano de muitas incertezas nas áreas de política e economia. Em função dos fatos noticiados diariamente, não se pode ter certeza de coisa alguma em relação à economia mundial nas próximas semanas, e no Brasil essa situação se agrava por causa da crise política e das expectativas relacionadas às eleições do ano que vem. Portanto, esta é uma situação que faz com que cada cidadão brasileiro se mantenha tão bem informado sobre assuntos econômicos quanto possível, e o PIB é um desses assuntos.
"PIB" é a sigla para "Produto Interno Bruto". É o resultado da soma em valores monetários (nacionalmente em reais e internacionalmente em dólares) de todos os bens e serviços produzidos e comercializados numa determinada região. Essa região pode ser um continente, um país, o estado, um município, etc.). Pode ser até o mundo todo, se o cálculo for referente ao PIB de todo o planeta. Mesmo que seja apenas relacionado a uma cidade, o objetivo é a atividade econômica dessa cidade. Na contagem são considerados apenas bens (propriedades sobre as quais seus donos têm direitos e deveres: casas, carros, estabelecimentos comerciais, etc.) e serviços finais (construção de imóveis, manutenção de aparelhos eletrônicos, manutenção de veículos, tratamento de saúde, etc.).
O principal objetivo do PIB é evitar os problemas causados pela dupla contagem. Chama-se "dupla contagem" o fenômeno que ocorre os valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes. Esses dois resultados se chamam PIB nominal e PIB real. O primeiro se refere à soma baseada em preços praticados no mesmo ano em que os produtos e serviços foram produzidos e comercializados. O segundo é calculado levando-se em consideração as variações dos preços dentro de um determinado período (mês, meses, ano ou anos), tendo como base o ano em que foi calculado o primeiro. Isto elimina a influência da inflação para efeitos de cálculo estrito do PIB.
Quanto mais você souber a respeito, melhor será sua redação. Também melhor será para você durante sua carreira profissional. As informações acima são apenas para lhe ajudar por onde começar. A partir de agora, cabe a você pesquisar mais, e tão frequentemente quanto possível, para aprender mais.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!