O site Collegezoom indicou várias postagens do Redafácil a seus visitantes. Veja a lista clicando no link "Site Collegezoom", logo abaixo, à direita da tela (na direção da sua esquerda).
Grato ao Collegezoom por esta honra.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Redação Acadêmica - parte IV: O Artigo e a Comunicação

O artigo acadêmico
não é como
o de um blog
ou o de um jornal. 

No blog, "artigo" é uma publicação como esta que você está lendo. Numa revista ou num jornal, ocupa menos de uma página ou uma coluna. O artigo ao qual me refiro aqui é o acadêmico,  e este geralmente é escrito em cerca de 40 páginas digitadas. Semelhantemente à monografia, tem o objeto de apresentar o resultado de uma investigação de forma única e bem delimitada. Pode ser elaborado com base em uma pesquisa original ou bibliográfica visando-se a obtenção de um título ou a conclusão de uma disciplina regular.
Geralmente o artigo é resultante de um conjunto de resumos de outros trabalhos maiores, relacionando-os entre si como complementares.  Às vezes substitui uma tese ou uma dissertação, sendo nestes casos desenvolvido com a ajuda de um orientador acadêmico. Sua qualidade é avaliada por comissões e conselhos editoriais de periódicos que destacam a relevância do tema e a adequação da redação a esse tipo de publicação. 
O conceito correto de "comunicação" é que se trata da troca de informações entre duas ou mais pessoas. Num texto acadêmico, a comunicação é um trabalho curto que não apresenta exatamente o resultado de uma pesquisa, mas informações de resultados parciais de uma pesquisa que ainda está sendo realizada. Podem ser informações sobre uma pesquisa original, de uma experiência ou estudos bibliográficos. 
A comunicação não serve para obtenção de um título e nem para concluir uma disciplina regular. Geralmente tem por finalidade comprovar a conclusão de uma etapa de um estágio ou de uma pesquisa. Alguns desses trabalhos são elaborados sob a assistência de orientadores acadêmicos e são submetidos às apreciações de comissões e conselhos de colóquios (grupos de pessoas que decidem sobre a relevância do tema e a adequação da redação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!

Estudar não é apenas se preparar para provas.

"O Enem já está próximo. O que faço a partir de agora?" Frequentemente a estudantes fazendo perguntas como esta. Nos prog...