quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O que é um fac-símile?

Arquivo Google
Um fac-símile 

é a reprodução mais exata possível

de um texto,

mas é preciso saber

mais alguns detalhes.


Algumas pessoas têm dito que "fac-símile" é o mesmo que "cópia". Na verdade, não é. A cópia de um texto, por exemplo, pode ser manuscrita (escrita "à mão"), impressa, etc., desde que sejam usadas exatamente as mesmas palavras na forma como foram empregadas originalmente. Um fac-símile é uma reprodução exata da edição original, preservando-se o mesmo tipo de letras (mesma fonte), as mesmas escalas, a mesma diagramação, a mesma paginação, etc. A diagramação é o ato de medir e utilizar adequadamente os espaços de uma página como a de um jornal ou uma revista, por exemplo. A paginação é o ato de incluir os textos, as ilustrações, etc., de forma correta em seus devidos espaços na mesma página. 
Um fac-símile é a reprodução exata da edição de um livro, de uma revista, de um jornal, mas também pode ser a reprodução exata de uma estampa, um desenho, uma fotografia. Também considera-se fac-símile a reprodução exata de uma assinatura, de um requerimento ou qualquer documento. Uma cópia "Xerox", por exemplo, é um fac-símile. Já que mencionei a Xerox, é bom lembrar que o nome do sistema é "impressão digital", "Xerox" é o nome de uma empresa que produz máquinas e equipamentos para esse tipo de impressão. Atualmente os fac-símiles mais modernos podem ser feitos em casa, com o uso de computadores, através de escaneamentos, e/ou com o uso de impressoras domésticas. 
Lembre-se também que "símile" é o mesmo que "similar". Refere-se a uma comparação entre duas ou mais coisas idênticas ou quase idênticas, não apenas parecidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!