Uma atividade
só pode ser considerada
como "cultural"
se tiver relação
com aprendizagem
e educação.
só pode ser considerada
como "cultural"
se tiver relação
com aprendizagem
e educação.
Muita gente diz que Carnaval é cultura, cinema é cultura, música é cultura. Entretanto, definir o que é cultura não é tão simples assim. O conceito de "cultura" inclui vários fatores que se relacionam principalmente à antropologia, uma ciência dedicada aos estudos sobre o ser humano e a humanidade em todas as suas dimensões. O antropólogo britânico Edward Burnett Tylor (1832-1917) simplificou esse conceito ao explicar que inclui as crenças, a arte, a moral, os costumes, as leis e o conhecimento.
"Crença" não é "religião". É uma espécie de estado psicológico que uma pessoa assume como "verdade", uma convicção, uma opinião formada. A religião é um conjunto de crenças que buscam estabelecer, através de símbolos, cerimônias, etc., uma relação entre a humanidade e a espiritualidade.
A arte (que inclui pinturas, cinema, esculturas, música, literatura, desenhos, etc.) é uma atividade relacionada à estética e principalmente à comunicação, permitindo o uso de uma imensa variedade de linguagens. "Comunicação" é a troca de informações entre duas ou mais pessoas por meio de sinais e regras mutuamente interpretáveis. Pode-se dizer que a comunicação é uma atividade social que envolve a criação e a interpretação de mensagens provocando outra mensagem como resposta.
A moral está relacionada ao caráter de uma pessoa. O caráter é considerado como sinônimo de "personalidade", mas na verdade seu conceito é relacionado aos traços morais da personalidade. A personalidade é um conjunto de padrões e características que determinam os modos de pensar, sentir e agir de uma pessoa.
Os costumes são regras sociais de uma pessoa, de uma família ou de um povo que resultam numa espécie de convicção de obrigatoriedade. Variam de acordo com cada sociedade, cada povo, cada cultura.
Os costumes são regras sociais de uma pessoa, de uma família ou de um povo que resultam numa espécie de convicção de obrigatoriedade. Variam de acordo com cada sociedade, cada povo, cada cultura.
Uma lei é um sistema de regras criadas e executadas por meio de instituições sociais (igrejas, clubes, empresas, etc.) e governamentais para regular os nossos comportamentos, os nossos direitos e as nossas obrigatoriedades. No Brasil, existem leis federais (as que constam na Constituição Federal), as estaduais (que constam nas constituições estaduais) e as municipais (relacionadas às leis orgânicas municipais).
A principal relação do conceito de "cultura" é com o conhecimento. Refere-se ao conhecimento das leis, dos costumes, de fatos históricos, de fatos científicos, de detalhes profissionais. É todo um conjunto de informação e de noções adquiridas através de estudos e experiências. Portanto, tem muito a ver com aprendizagem e educação.
A aprendizagem de uma pessoa é todo o processo pelo qual suas competências, suas habilidades, seus conhecimentos, seus valores são adquiridos, modificados e melhorados. O processo envolve uma série de estudos, experiências, formação, raciocínio e observação. O processo de aprendizagem é uma das nossas funções mentais mais importantes.
A educação envolve o ensino e a aprendizagem. O ensino é a transmissão de conhecimentos que as pessoas usam para instruir e educar outras pessoas. A palavra é mais empregada para se referir a processos de conhecimentos adquiridos nas escolas, faculdades e universidades, que por isto são chamadas "instituições de ensino" ou "estabelecimentos de ensino". Consequentemente, esses locais são também instituições ou estabelecimentos de aprendizagem.
Há um tipo de ensino chamado "não formal", que geralmente é intencional. Relaciona-se a processos, por exemplo, de desenvolvimento de consciência política. Apesar de ser "não formal", não deve ser confundido com o ensino informal. Este se refere a processos de socialização das pessoas. "Socialização" é a assimilação de hábitos e costumes característicos ou específicos de um determinado grupo social que pode ser uma família ou uma rede social.
Já que mencionei "rede social", não existem redes sociais apenas na Internet. "Rede social" é qualquer estrutura social conectada por um ou vários tipos de relações compartilhando valores e objetivos comuns. São membros de uma rede social os moradores em uma determinada rua, os moradores de um bairro, os membros de uma igreja, os sócios de um clube, os funcionários de uma empresa, os profissionais de uma determinada categoria (médicos, engenheiros, professores, etc.), etc.
Já que mencionei "rede social", não existem redes sociais apenas na Internet. "Rede social" é qualquer estrutura social conectada por um ou vários tipos de relações compartilhando valores e objetivos comuns. São membros de uma rede social os moradores em uma determinada rua, os moradores de um bairro, os membros de uma igreja, os sócios de um clube, os funcionários de uma empresa, os profissionais de uma determinada categoria (médicos, engenheiros, professores, etc.), etc.
Portanto, para uma atividade ser considerada cultural, ela tem que estar relacionada a pelo menos alguns desses fatores aqui citados. O fundamental é que esteja relacionada principalmente a processos de educação e aprendizagem.
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