sábado, 13 de janeiro de 2024

Relativo, Relatividade, Relação e Relacionamento

Foto: Arquivo Google
São palavras 

com significados diferentes

mas relacionados ente si.


"Relativo" é um adjetivo. Em termos bem simples, pode-se dizer que um adjetivo é uma palavra que indica a qualidade ou a condição de alguma coisa. No caso de "relativo", indica a relação entre duas ou várias coisas. Neste caso, "relação" tem o mesmo significado de "comparação", representando um vínculo ou uma conexão entre essas mesmas coisas. Às vezes, "relação" tem o mesmo significado de "lista", como no caso de uma lista de objetos a serem comprados: são objetos relacionados entre si pelo preço total a ser pago. 

O relacionamento é a forma pela qual se estabelece uma relação. A palavra é muito utilizada quando se trata de uma relação entre pessoas, podendo ser por razões afetivas, sociais, profissionais, etc. É o ato de estabelecer uma relação, tanto entre pessoas como entre objetos, fatos, etc.

"Relatividade" é uma referência ao grau ou à qualidade de uma relação. É a forma como se estabelece uma condicionalidade entre duas ou mais pessoas, coisas, fatos, etc. É a forma como se estabelece ou se verifica a condição de cada um dos elementos envolvidos na relação.

Tudo que é relacionado obviamente é relacionado a algo. Entretanto, "relacionados entre si" não chega a ser um pleonasmo. Entretanto, é uma expressão que pode ser substituída pela palavra "correlacionados" ou por "correlatos". Isto ocorre quando se estabelece uma relação destacando-se semelhanças entre os elementos envolvidos. No caso de relação entre pessoas, essas semelhanças seriam opiniões, gostos, etc. Nos casos de relação entre objetos, pode ser a mesma finalidade para qual eles podem ser usados. Ou seja: é um tipo de relação no qual se destacam características em comum. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!