terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Não confunda "Endomarketing" com "Marketing Interno"

 

Ilustração: Arquivo Google

É preciso ter o cuidado de não confundir
"endomarketing"
com
"marketing interno".




Muitas vezes eu presenciei esse equívoco durante treinamentos nas empresas. Lamentavelmente, percebo que o mesmo frequentemente é cometido nas postagens e em comentários nas redes sociais, em blogs e sites. Não se pode mencionar o endomarketing e/ou o marketing interno como se fossem a mesma coisa. Embora o prefixo "endo" remeta à ideia de se tratar de algo interno, na prática são duas atividades muito diferentes. A confusão que se faz entre as duas coisas pode acarretar em erros de interpretação que pode colocar em risco o sucesso de um projeto ou de qualquer empreendimento por causar equívocos em interpretações de texto. Quando isto ocorre, o problema na verdade não está na interpretação de quem lê ou ouve a mensagem, está na mensagem enviada.
O endomarketing é uma busca de adaptação normalmente utilizado para abordagens ao mercado para sua aplicabilidade ao ambiente interno das empresas. O objetivo é fazer com que os funcionários da empresa que produz ou comercializa um produto acreditem na qualidade desse produto e, por meio disto, a mesma credibilidade cresça entre a clientela. Desta forma, o endomarketing se torna um meio de fortalecer a relação entre o cliente, o produto e os funcionários. 
O marketing interno inclui treinamento e/ou qualificação de funcionários da empresa para melhorar o serviço para a clientela. Os funcionários, como pessoas dentro da empresa, são investimentos estratégicos fundamentais. São os principais patrimônios de qualquer organização. São elas que são capazes de produzir, criar, elaborar, recriar processos de desenvolvimento de atividades que permitem a garantia do sucesso do serviço prestado ou do produto oferecido no mercado ao consumidor. Nesse sentido, a gestão de recursos humanos não mais se concentra apenas no interior da organização e assume responsabilidades quanto aos efeitos externos. Aí, entra em ação o endomarketing.
O endomarketing inclui métodos adequados para contratar, treinar e motivar funcionários aumentando sua credibilidade na qualidade do produto ou do serviço prestado ao consumidor, ampliando suas condições de atender cada vez melhor aos consumidores. Isto quer dizer que na prática o endomarketing é diferente do marketing interno, mas as duas coisas podem ser associadas. Quando isto acontece, a motivação dos funcionários através do treinamento corporativo tem mais condições de se ampliar. Isto ocorre porque enquanto o endomarketing encoraja a interação entre os funcionários, o produto, a clientela e a empresa, o marketing interno desenvolve nos funcionários um fortalecimento na credibilidade em suas próprias capacidades ao serem informados sobre a situação e o sucesso do desempenho da organização. 

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