segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

As Diferenças nas Atividades de um Diretor e de um Gerente

Ilustração: Arquivo Google

 Saber quais são

as diferenças

entre estes cargos

não é importante 

somente para quem os ocupa. 


"Funcionário" não é apenas uma pessoa que tem um emprego numa empresa. Como a própria palavra indica, é alguém contratado para realizar funções. Também como indicam as palavras "funcionário" e "função", seu principal objetivo é contribuir para que a organização (empresa, órgão público, etc.) funcione. Para fazer isto com a devida competência, o funcionário precisa conhecer bem os objetivos da organização. Como ele obviamente atuará, pelo menos em princípio, como subordinado a um diretor ou a um gerente, ele precisa saber o que um diretor ou um gerente faz. Obviamente um diretor dirige, uma gerente gerencia, mas é preciso saber as diferenças entre essas suas funções.

Um diretor pode ser um gerente em determinadas situações ou ocasiões. Como diretor, ele exerce sua capacidade de conduzir os funcionários de seu setor controlando e monitorando as atividades de todo o grupo e os resultados delas. Como gerente, ele tem que organizar, planejar e executar atividades para facilitar a direção. Em algumas organizações, os cargos de diretor e de gerente são separados, e as duas pessoas que ocupam essas funções atuam em regime de colaboração mútua. É uma espécie de divisão de responsabilidades.

Tanto o diretor como o gerente são administradores. Então, é necessário saber o que é a administração. "Ministrar" significa fornecer, prestar, servir. O prefixo "ad" significa "adaptar". Portanto, o administrador tem a função de adaptar sua própria capacidade de prestar e fornecer meios eficazes para fortalecer a capacitação dos funcionários e, consequentemente, de todo o setor. 
Então, "diretor administrativo" é uma redundância? Não. "Redundância" é uma expressão em que há palavras desnecessárias para encerrar um significado. Por exemplo: "subir para cima" é uma redundância porque o verbo "subir" já indica movimento para cima. Embora o diretor exerça administrações, é diretor administrativo quando tem como funções, ao mesmo tempo, de dirigir, planejar e controlar atividades das áreas administrativas (setor financeiro, recursos humanos, comunicação, marketing, publicidade, relações humanas, etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!