quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Um tema interessante para redação: "Como é possível implantar uma cultura organizacional?"

Ilustração: Arquivo Google 

 Pode-se incentivar

ou incrementar

alguns aspectos 

de cultura organizacional,

mas acho que não se pode implantá-la.


No Linked In, uma rede social sobre empreendedorismo, uma pessoa levantou uma questão interessante sobre o hábito que alguns supostos especialistas têm, de sugerir métodos aparentemente eficazes de se implantar uma cultura organizacional numa empresa. É possível isto?
O que posso dizer é que aprendi que uma cultura organizacional é um conjunto de elementos que incluem crenças, valores éticos e regras que influenciam o clima num ambiente de trabalho. Ela é importante para as organizações no sentindo de alinhar o comportamento dos funcionários, mas crenças e valores éticos são, em muitos casos, questões muito pessoais, muito individuais. Acho que o que se pode fazer com relação a isto não é implantar, mas talvez seja incentivar, incrementar a cultura organizacional relacionando as normas empresariais com essas crenças e esses valores. 

É fundamental que todos na empresa - literalmente TODOS os integrantes da empresa - entendam que precisam estar alinhados com os objetivos e valores da organização. Cada líder precisa conhecer bem sua equipe e saber promover o equilíbrio no trabalho, mas também ele precisa contar com a participação intensa de todos para isto. O que eu disse até aqui é óbvio, mas o fato é que essas coisas podem ser incentivadas, incrementadas, mas não implantadas. "Implantar" é iniciar o desenvolvimento de algo estabelecendo-o, fixando-o, e cultura não é algo que possa ser implantado. "Cultura" é um conjunto muito complexo de padrões sociais e atividades individuais e ao mesmo tempo coletivas dependendo de cada finalidade e cada contexto. O que pode ser feito talvez seja um plano para uma convivência socialmente saudável aliada a uma estratégia de posicionamento de mercado que respeite as crenças e os valores individuais e ao mesmo incremente o diferencial competitivo da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!