quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Saiba como usar uma metonímia numa redação.

Na tirinha,
a palavra "cozinha" tem o significado de "comida",
não do local onde a comida é preparada.
A metonímia
é um recurso linguístico interessante

se for bem utilizado. 

A metonímia pode garantir ao participante do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), de um vestibular ou de um concurso público pontos importantes para aprovação em redação, desde que seja usada adequadamente. É uma figura de retórica em que a palavra utilizada não está de acordo com seu contexto semântico correto, mas assume um significado objetivo dentro do contexto do tema abordado. Ocorre, por exemplo, quando se diz que "um Portinari cura caríssimo". Neste exemplo, "Portinari" é o pintor Cândido Portinari, mas o que custa caríssimo é um quadro de sua autoria. Ocorre também quando alguém diz "gosto de ler Machado de Assis", referindo-se aos livros escritos por ele, não ao escritor.
A metonímia é um recurso que tem por finalidade, entre outras, evitar a repetição excessiva de uma mesma palavra num mesmo texto. Porém, como consiste no emprego de um termo em lugar de outro, é necessário o cuidado de se observar se a substituição está adequada com o contexto da redação. Entretanto, é fácil observar isto. Basta não confundir as metonímias com as metáforas nem com as expressões idiomáticas. Na metonímia, a substituição de palavras deve ser feita de maneira tal que haja entre seus significados uma relação de dependência, não de semelhança. É o caso, por exemplo, da palavra "vizinhança" quando significa "proximidade", não algo relativo a vizinhos (moradores próximos). São casos em que uma palavra substituída e a palavra que a substitui podem até ter significados semelhantes, mas a substituição não é por este motivo, é o estabelecimento de uma relação com a ideia que se pretende expor na redação. Para saber melhor como diferenciar uma metonímia de uma metáfora, leia aqui.   

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Redafácil Completa 7 anos Recebendo Mais Leitores Assíduos

O Redafácil está completando 7 anos hoje.
Inicialmente, o título era
"Dicas" Fáceis para Redação.
No começo,
eram pouco mais

de 200 leitores por semana.
Atualmente,

são mais de 600 por dia.


No dia 9 de janeiro de 2010, foi publicada a primeira postagem: Primeiro, escolha o tema e organize as ideias. Nele, a palavra "ideias" ainda está com acento ("idéias") porque as atuais regras ortográficas vigoraram a partir de 2012. Evidentemente, nos meses seguintes, o Redafácil ainda contava com poucos leitores porque era pouco conhecido. No início o título do blog era "'Dicas' Fáceis para Redação", mas por causa do endereço (url) - https://redafacil.blogspot.com.br - os estudantes que enviavam seus comentários o chamavam de "Redafácil", e por sugestão de alguns deles este passou a ser o título definitivo.  Em pouco menos de um ano, o número de leitores começou a crescer rapidamente. Em 2011, 2012 e 2013 o Redafácil foi citado como um dos 10 melhores blogs sobre redação nas avaliações do InfoEnem, considerado o maior portal do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Atualmente, como mostram o mapa e o globo fornecidos pelo site Revolver Maps, o Redafácil conta com muitos leitores em todo o Brasil e em vários países. As estatísticas do Blogger informam que nos últimos 30 dias o Redafácil tem recebido visitas constantes de internautas dos Estados Unidos, Brasil, Portugal, Alemanha, França, Angola, Espanha, Ucrânia, Rússia e Romênia, considerando apenas os 10 países com maior número de leitores do blog. É interessante notar que os nomes dos países estão dispostos aqui pela ordem do maior para o menor número de leitores, o que significa que o número de pessoas que acessam o Redafácil nos Estados Unidos é maior do que o de pessoas que o acessam no próprio Brasil. Entretanto, na contagem do número de leitores desde o primeiro dia de postagem, o Brasil vem em primeiro lugar, seguido por Estados Unidos, Portugal, Rússia, Alemanha, Angola, Moçambique, Índia, França e China. O RevolverMaps informa que leitores de 58 países acessam o Redafácil com frequência: Brasil, Portugal, Estados Unidos, Moçambique, Angola, Federação Russa, Argentina, França, Alemanha, Noruega, Cabo Verde, Reino Unido, Espanha, Canadá, Japão, Suíça, México, Irlanda, Bélgica, Austrália, Chile, Timor-Leste, Itália, Uruguai, Bolívia, Luxemburgo, São Tomé e Príncipe, Holanda, Peru, Venezuela, Equador, Guiné Bissau, Áustria, Suécia, Índia, Israel, República da Coreia (Coreia do Sul), África do Sul, Estônia, Costa Rica, Letônia, Jordânia, Quênia, Paraguai, Singapura, Moldávia, Macal, Hong Kong, Panamá, China, Colômbia, República Dominicana, Senegal, República Checa, dois países não identificados e uma região da Ásia banhada pelo oceano Pacífico.
O Alexa, serviço da Aamazon que fornece estatísticas de websites de todo o mundo, informa que o ranking global do Redafácil está em 6.221.521, o que é considerado uma média alta para um blog destinado a um tema específico (neste caso, redação). Isto representa um aumento de 38% na popularidade internacional do blog nos últimos três meses. O PageGlimpse, outro site de estatísticas, informa que, entre cada 820 pessoas comentam sobre o Redafácil, 498 o aprovam. O SimilarSites, que avalia tipos específicos de público, informa que o índice de visitas ao Redafácil aumentou 64% nos últimos 30 dias, e que a maioria das pessoas que o acessam é constituída por estudantes, profissionais das áreas de indústria, negócios, informação e mídia. Nos Estados Unidos, os leitores mais frequentes do Redafácil estão em várias cidades de 24 estados: Califórnia, Flórida, Illinois, Virgínia, Washingtom, Nova Jersey, Kansas, Nova Iorque, Distrito de Colúmbia (incluindo Washington, a capital do país), Iowa, Indiana, Georgia, Tennessee, Texas, Wisconsin, Michigan, West Virginia, Oklahoma, Alabama, Connecticut, Massachusetts, Carolina do Norte e um estado não identificado (dados do RevolverMaps). Uma seção na coluna à direita desta página mostra as 10 visitas mais recentes e revela que a maioria dos acessos vem de Mountain View, uma cidade da Califórnia. No Brasil, os acessos vem literalmente de várias cidades de todos os estados constantemente, como mostra o mapa no cabeçalho.
No princípio a maioria dos ainda poucos leitores que acessavam o Redafácil era constituída por estudantes, principalmente os do ensino médio brasileiro, preocupados com suas redações para o Enem. Atualmente o número de estudantes que o procuram ainda cresce, mas os sites de estatísticas da Internet informam que a maioria dos leitores do blog o acessa quando estão em seus locais de trabalho. Talvez isto explique tantos acessos diários vindos de Mountain View, cidade que se situa no Silicon Valley ("Vale do Silício"), é uma das maiores cidades do vale e nela estão várias empresas de grande porte, como Google, Red Hat, Mozilla Foundation e algumas divisões da Microsoft. 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Conselhos para Quem quer Aprender mais Sobre Redação

Na redação,
tente evitar clichês como "atualmente sabemos",
"todos sabem", etc. 
A atitude mais importante:
não se baseie

em redações prontas. 



Tentando aprender a desenvolver um bom nível de redação para obter boas notas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), muitos estudantes recorrem a sites que oferecem as tais "redações prontas". Isto não os ajuda a melhorar seus níveis redacionais e os leva ao comodismo: ao invés de buscarem melhorar suas próprias formas de escrever, tentam apenas escrever como outras pessoas escrevem. É preciso lembrar que cada pessoa tem seu estilo próprio de produzir um texto. O que cada aluno precisa aprender é escrever corretamente, de forma coerente, mas de acordo com sua própria forma de expressar suas ideias. A razão é simples: na sua redação, você vai escrever sobre o que você sabe em relação ao tema proposto, expor suas próprias opiniões e suas próprias informações. Enfim, você terá que mostrar o que você sabe, não o que outras pessoas sabem. Para ganhar aprendizagem e não desperdiçar tempo, evite as redações prontas e tente fazer as suas em casa. 
Também é preciso evitar os chamados "clichês" - aqueles recursos que quase todo mundo utiliza nas redações, tais como "atualmente sabemos", "todos sabem", etc. Muitas pessoas que analisarão sua redação provavelmente interpretaram isto como uma tentativa de ocupar espaços tal como muitos estudantes sempre o fazem. Mesmo que esta não seja sua intenção, é esta a impressão que fica para muitos que leem uma redação assim. A redação deve garantir ao leitor um acréscimo de informações, pois para ele não é interessante ler algo que o próprio autor informa que "todos já sabem".
Na introdução, informe o leitor de maneira a prepará-lo sobre o que ele lerá, mas não exatamente o que ele lerá. Se você resumir todas as informações já no início da redação, todo o texto se tornará repetitivo. Estude bastante a gramática para aprender novos termos, novas palavras e desenvolver sua própria capacidade de criar expressões. Isto é necessário porque você precisará surpreender o leitor, pois este não quer ter, ao terminar a leitura, de que tudo que leu já estava previsível desde o começo. Por esta razão, é preciso que você esteja bem informado sobre o tema, pois terá que informar o que talvez ele não saiba e apresentar suas próprias impressões sobre o assunto. Para isto, como você só saberá qual será o tema quando estiver fazendo a prova, procure estar sempre bem informado desde já sobre tudo (política, problemas sociais, economia, etc.).