Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

terça-feira, 19 de julho de 2016

"Obrigado" ou "Obrigada"?

Todo adjetivo
tem que combinar
com o gênero. 


Nas redes sociais, nos blogs, nos "chats", etc., muitas mulheres têm digitado "obrigado" ao invés de "obrigada" para manifestar um agradecimento. Numa prova de redação, se o corretor considerar que isto é motivo para perda de pontos, ele terá razão. Erros gramaticais causam perdas de pontos, e este é um erro gramatical. 
Uma pessoa do sexo masculino deve agradecer dizendo "obrigado", "muito obrigado" ou "muitíssimo obrigado" porque o objetivo do uso da palavra "obrigado" é substituir uma frase inteira: "Sou obrigado a reconhecer que devo agradecer por...".
Pela mesma razão, uma pessoa do sexo feminino deve dizer "obrigada", "muito obrigada" ou "muitíssimo obrigada". É um recurso pelo qual se resume "sinto-me obrigada a agradecer por...". 
A razão é fácil de ser entendida. "Obrigada" é a forma feminina de "obrigado". Por ser um adjetivo, a palavra tem que estar de acordo com o gênero ao qual ela se refere. Se uma mulher a utiliza manifestando seu próprio agradecimento, a palavra obrigatoriamente correta é "obrigada".

Como o adjetivo tem que ser corretamente relacionado ao gênero (masculino ou feminino), ele também tem que estar corretamente relacionado ao número, e das seguintes maneiras:


- Um homem agradecendo por si mesmo: obrigado.

- Uma mulher agradecendo por si mesma: obrigada.

- Um homem representando dois ou mais homens, incluindo ele mesmo: obrigados (somos obrigados).

- Uma mulher representando duas ou mais mulheres, inclusive ela mesma: obrigadas (somos obrigadas).
- Um homem ou uma mulher representando um um casal ou um grupo de mulheres incluindo a si mesmos: obrigados.

Nas provas, um dos principais objetivos das redações é mostrar o grau de domínio gramatical. Quem não fizer o uso correto das palavras obrigado, obrigada, obrigados e obrigadas poderá perder pontos - e a razão será justa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!