Caros leitores:

Constantemente faço modificações no Redafácil porque elas sempre são necessárias, inclusive para facilitar o acesso às postagens e a leitura. Suas opiniões e suas sugestões são muito importantes para mim. Vocês podem expô-las nos espaços para comentários abaixo das postagens.

Grato pela sua colaboração.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

"Conspirar a Favor" - um erro gramatical muito frequente.


Com muita frequência,
"astrólogos", 
padres
e outros líderes religiosos
dizem:
"O Universo conspira a favor...".



Este é um erro que também com frequência se verifica nas provas de redação. Uma consequência natural, já que os estudantes, os participantes de concursos públicos, etc., veem essa forma de expressão se tornando cada vez mais comum até em livros, jornais, revistas, etc. É um erro porque o verbo "conspirar" deriva de "conspiração", um substantivo que significa uma ação ou um  movimento contra algo ou alguém. "Conspiração" pode ser uma associação com o intuito de lesar prejudicar alguém criminosamente. Em política, é um movimento  - geralmente secreto - para tirar um governante do poder.
Portanto, o verbo "conspirar", tal como ensina o "Wikicionário", tem como significados os atos de "tramar ou maquinar contra poderes públicos", "entrar em conluio contra alguém" ou "concorrer para certo fim". É claro que, tendo em vista as duas definições anteriores, esse "certo fim" representa uma finalidade contra algo ou alguém. O Dicionário Online de Português ensina que "conspirar" é "tramar ações contrárias a alguém, normalmente contra um governante, desejando seu fracasso ou sua morte". Ensina que também significa "tramar de modo secreto e com o auxílio de outra pessoa", mas sempre com o intuito de ser contra algo. 
Em sentido figurado, o verbo "conspirar" pode significar "manifestar opinião contrária". Pode também representar insatisfação, e toda insatisfação é contra algo. Mesmo politicamente, uma conspiração pode ser algo interpretado como movimento a favor do povo, mas chama-se "conspiração" por ser contra o governante ou o governo. Resumindo: a "conspiração a favor" é algo que não existe, nunca existiu e nunca existirá porque é impossível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!