quarta-feira, 5 de outubro de 2016

A Linguagem Mais Adequada na Redação

A linguagem tem que ser
adequada para a finalidade da redação. 


Numa redação, é preciso considerar o que se chama correção de linguagem. Para isto é importante lembrar que a linguagem é o sistema que uma pessoa usa para se expressar através da fala ou da escrita. Num conceito mais simples, é a forma pela qual uma pessoa se expressa.
O conceito de correção da linguagem é vinculado a padrões de língua culta e, por isto, geralmente se relaciona a regras gramaticais. Entretanto esse conceito de correção, no caso de uma redação como a exigida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), obrigatoriamente recebe uma inevitável flexibilidade que o transforma em adequação da linguagem. 
Isto acontece porque, numa redação, a linguagem deve ser adequada ao tema, ao leitor, à situação, etc. A linguagem a ser usada depende de fatores individuais, influências da língua popular (embora na redação gírias e termos chulos devam ser evitados) e interferências de diferenças regionais e locais. É para evitar possiveis problemas provenientes destas dependências que existe a gramática. 
Nestes casos, a gramática é uma disciplina normalizadora. As regras gramaticais orientam estabelecendo critérios para a obtenção de um bom desempenho linguístico. Esses critérios são quanto a:

- Emprego do plural.
Deve-se estar atento quanto ao uso correto do plural e às concordâncias verbais e nominais. Merecem especial atenção os nomes compostos.

- Emprego dos gêneros.
Refere-se ao uso correto dos gêneros masculino e feminino.

- Formas verbais. 
Refere-se ao uso correto dos verbos e suas variações.

- Formas pronominais. 

Refere-se ao uso correto dos pronomes.

É importante salientar que o uso de pronomes pessoais oblíquos e de tratamento exige atenção especial. Eles têm complexidades muito peculiares. Há outros artigos sobre isto no Redafácil.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

A Sintaxe da Frase

A escrita correta
não se restringe à ortografia.


Numa redação, é sempre necessário escrever corretamente. Porém "escrever corretamente" não significa apenas escrever corretamente as palavras. Como expliquei em postagens anteriores, a linguagem escrita é diferente da linguagem falada por não contar com características adicionais como gestos, tom da voz, etc. Por isto, ao redigir, é preciso estar atento quanto à morfossintaxe - ou seja, quanto às relações entre as palavras de acordo com suas categorias. Surge aí a importância da sintaxe em cada frase.
A sintaxe é geralmente interpretada como a relação entre as palavras como elementos de uma frase. É uma interpretação correta, mas há que se considerar também a relação entre as frases no parágrafo e entre os parágrafos no texto. Por isto as relações entre as palavras ocorrem de três maneiras diferentes.


- Relações de concordância:
Ocorrem entre as flexões dos adjetivos e dos verbos com os substantivos. São nominais quando ocorrem entre substantivos ou pronomes e adjetivos. Exemplos:


Bom trabalho e bons trabalhos - os adjetivos e os substantivos são concordantes em gênero (masculino ou feminino) e número (plural ou singular).

As mulheres - o artigo (neste caso, definido e feminino) concorda com o substantivo em gênero e número.


A concordância é verbal quando há harmonia entre o verbo e o sujeito da oração. O sujeito pode ser um substantivo ou um pronome. Exemplos:


A lua estava linda.
Eles se mantiveram céticos apesar das evidências.


As duas frases acima também são exemplos que mostram que a sintaxe de regência estabelece as relações de dependência ou subordinação dentro da frase. A regência é nominal quando determina relações de conexão através de preposições: "eu e você", "artigos de luxo", "confiança em você", etc. É verbal quando há verbos que negessitam de conexões: lembrar (quem lembra, lembra de alguém ou de algo); necessitar (quem ou o que necessita, necessita de algo);  procurar (quem procura, procura por alguém ou por algo). 
Os conceitos de regências verbais e nominais constam nos melhores dicionários. É importante consultá-los sempre que for possível. 

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

"Escutar" e "Auscultar"

Um médico auscultando um paciente
São verbos correlatos, 
mas com significados diferentes. 

Lendo uma redação de uma estudante, percebi que ela usou a palavra "auscultar" dando-lhe o mesmo sentido de "ouvir". Numa prova, ela teria perdido pontos por usar a palavra com significado equivocado, embora tenha sido louvável sua tentativa em mostrar que sabe da existência de palavras pouco usadas em nosso dia-a-dia. Penso também na possibilidade dela ter feito isto para que eu fizesse tal observação e lhe ensinasse o significado correto, pois é uma palavra muito usada na medicina e em alguns casos jurídicos.
Toda redação deve ser feita com o uso de linguagem mais adequada para seu objetivo. No Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ou num vestibular, a redação não deve ser informal nem formal demais. Entretanto, a demonstração do conhecimento sobre algumas palavras e expressões que não fazem parte do seu dia-a-dia mas começam a surgir com certa constância na mídia indicam que você está tentando acompanhar atentamente os novos fatos. Isto é muito importante.
No Brasil, principalmente por causa dos fatos políticos recentes, a palavra auscultar tem sido muito empregada ultimamente em debates e entrevistahentrevistas sobre corrupção. Porém, talvez por ser muito parecida com escutar - quanto à pronúncia e à escrita - algumas pessoas confundem seus significados com os desta. Em primeiro lugar, saiba que escutar não é o mesmo que ouvir. Escutar é estar consciente do que está ouvindo, ouvir com a mais plena atenção, levar em consideração conselhos e sugestões.
Auscultar significa investigar algo com profundidade e da maneira mais apropriada possível para evitar erros de interpretação. Quando dizemos que o médico auscultou o paciente, estamos dizendo que o médico fez o exame mais detalhado possível para chegar a um diagnóstico correto. Na maioria dos casos o verbo representa o ato de escutar os sons vindos de um órgão (por exemplo,  o coração) do paciente com a devida atenção durante a atividade médica. Em termos jurídicos, o verbo auscultar significa analisar corretamente os casos para que sejam evitados possíveis erros.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Um Erro Muito Frequente em Redações

Uma frase
não constitui
um parágrafo.


Não são apenas os estudantes que cometem este erro. Ele ocorre com muita frequência em matérias jornalísticas. Refiro-me aos parágrafos com apenas uma ou duas frases.

Tenho lido redações escritas da seguinte forma:


O presidente  viajou à China.

Ele  retornará ao Brasil  na próxima semana.

Um parágrafo encerra uma ideia, uma informação. Uma frase também. Entretanto, a informação contida num parágrafo é resultante de uma sequência de frases que se complementam. Este parágrafo mesmo é um exemplo do que digo. Portanto, um parágrafo não pode conter apenas uma frase.

Assim como cada frase de um parágrafo é uma complementação à anterior, o mesmo ocorre quanto aos próprios parágrafos. O primeiro é uma introdução, os seguintes constituem o desenvolvimento do texto e o último é a conclusão. Nenhum deles pode ser constituído por apenas uma ou duas frases.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A Importância da Sociologia para uma Boa Redação

A ideia
de permitir que o aluno
escolha as disciplinas
é péssima.


Alguns estudantes de ensino médio  do Brasil gostaram da ideia que surgiu no estado de São Paulo: permitir que os alunos escolham as disciplinas que preferirem. Num sistema de ensino que nacionalmente é um dos piores do mundo, esta é uma das piores ideias já surgidas. Muitos dos estudantes pensam que poderão escolher as matérias que terão mais a ver com as profissões que escolherão. O que eles precisam saber é que todas as matérias têm muito a ver com o que eles terão que fazer na vida, inclusive por razões profissionais. É preciso levar em conta uma realidade importantíssima que diz respeito a todos nós: a globalização .
Não adianta ser contra a globalização porque ela não acontece apenas porque alguém a quer. Ela é um inevitável processo resultante de fatos históricos milenares, mas se aprofundou principalmente a partir do século XIV, quando as nações europeias obtiveram avanços importantes no comércio Internacional graças às grandes viagens marítimas intercontinentais. Desde o final do século XX e principalmente a partir do início do século XXI, a globalização tem se tornado um profundo processo de integração econômica, social, cultural e política, e você, caro(a) estudante, já está envolvido(a) nesse processo desde quando você nasceu. A globalização abrange três aspectos básicos: facilidade de viagens internacionais, queda de barreiras tarifárias através de organizações entre países (blocos econômicos) e movimentos de capital e de investimentos. Isto provoca o desenvolvimento do item mais importante: o conhecimento. Em resumo: quanto mais conhecimento você adquirir desde já, melhor será para você futuramente. Por isto, no ensino médio e em qualquer outro nível de ensino, literalmente todas as disciplinas são e serão cada vez mais indispensáveis para todos os alunos
Até mesmo para conseguir realizar uma redação merecedora de uma boa nota no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), é preciso uma boa noção de todas as disciplinas. Filosofia, por exemplo, é uma delas. Para desenvolver o raciocínio no texto, é necessário recorrer à lógica, que é uma das áreas da filosofia. Leia o artigo anterior para saber um pouco mais sobre isto. 
Outra disciplina muito importante para a produção de uma boa redação é a sociologia. Ela se refere ao comportamento das pessoas e os processos pelos quais elas se relacionam através de grupos, associações, etc. Até este ponto, parece-se um pouco com a filosofia. A principal diferença é que na sociologia os fenômenos sociais são explicados enquanto as pessoas são analisadas quanto às suas relações de interdependência (como pessoas dependentes umas das outras). No ensino médio, um objetivo da sociologia é, entre outros, fazer você entender como e por que você depende das pessoas com quem você convive e como e por que cada uma delas depende de você e de todas as outras. Esta é a razão pela qual os temas para redação no Enem e nos vestibulares são sempre relacionados a direitos humanos, economia, política, diferenças de classes sociais, etc. Na verdade, todas as pessoas precisam estar sempre bem informadas sobre eles.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

A Filosofia no Desenvolvimento de uma Redação

A lógica
é uma área da filosofia
importante para a argumentação.


O Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) está próximo. Ocorrerá em novembro. Como sempre, a redação que cada participante terá que fazer será dissertativa. Terá que demonstrar estar bem informado sobre o tema a ser proposto. Também terá que escrever corretamente para que seu texto seja bem compreendido. Tudo isto tem muito a ver com a filosofia. 
Isto não significa que para fazer uma boa redação é preciso ser um filósofo. Significa que o conhecimento de noções básicas de filosofia ajuda muito no desenvolvimento de uma excelente redação. A filosofia é um estudo de problemas fundamentais relacionados a tudo que existe; portanto, é importante para obtenção de conhecimento. A filosofia também analisa problemas relacionados aos fundamentos da verdade, do pensamento e da linguagem, e estes são os elementos principais que devem ser destacados numa redação: ele precisa comprovar sua verdade com argumentos bem fundamentados através de uma linguagem escrita sucinta e correta. Para isto ele precisa usar a lógica. 
A lógica é uma área da filosofia que permite o desenvolvimento de uma linha de raciocínio em alguma atividade ou no decorrer da exposição de um assunto ou tema. Numa redação, é a base do desenvolvimento do raciocínio revelado na escrita. Enquanto escreve, o aluno desenvolve sua argumentação usando um dos princípios fundamentais da filosofia sem o perceber. Se conhecê-lo um pouco melhor, fará uma redação bem melhor. Para isto, sugiro que leia mais artigos sobre filosofia no Ciência & Vida.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Ressaltando a Importância da Ortografia Correta

As formas
como você escreve as palavras
revelam muito
sobre você.

Nas postagens anteriores, tenho me referido à importância da ortografia correta, mas destaquei também a Importância da escolha das palavras mais adequadas, da estrutura da frase e da pontuação correta. Nesta postagem, volto a destacar a Importância dos cuidados quanto à ortografia porque tudo isto se refere à formulação de pensamentos. Enquanto você redige, você formula pensamentos que precisarão ser interpretados corretamente pela pessoa que lerá a sua redação. Portanto, a pontuação e a ortografia corretas são necessárias
Embora a ortografia seja geralmente interpretada como a forma de escrever as palavras, ela nos traz também a necessidafe dos cuidados com a pontuação. Os pontos (.), as vírgulas (,), etc., precisam estar nos lugares certos, nas posições corretas. Com relação estritamente à ortografia, dois erros são frequentemente cometidos em redações feitas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e em vestibulares:

- Troca de letras: 
É quando o aluno usa ss ao invés de c, s ao invés de z, etc. Isto comprova que o aluno não consegue visualizar o valor das letras.


- Erros na grafia de palavras cuja ortografia ainda é a mesma desde 1931: 
Isto comprova pouca leitura, necessidade de ler livros, jornais, revistas, etc., com muito mais frequência. Quem lê pouco tem pouca informação.

Os dois exemplos de erros citados acima demonstram que quem os comete são pessoas mal alfabetizadas e com mal domínio da linguagem escrita. No entanto, é tão fácil resolver dúvidas ortográficas: basta pesquisar as palavras num dicionário.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

As Diferenças Entre a Redação e o Texto


"Redigir" não significa apenas "escrever";
significa "escrever correta
e adequadamente".

Dizem que o próprio texto é a redação. Na prática, porém, as diferenças são bem evidentes. Conhecer essas diferenças é muito importante para conseguir fazer uma redação. Sem o texto, a redação não existe. Sem a redação, o texto não tem valor. O texto pode ser qualquer tipo de material escrito, é um conjunto de frases articuladas para serem lidas. Como objeto de estudos, o texto gera teorias  que colocam em nível de igualdade as importâncias do autor e do leitor. É fácil entender a razão disto: o autor escreve para divulgar suas ideias, suas próprias opiniões, fatos, etc., mas esse objetivo só se realizará se o leitor comprreender o que ele quis escrever
Para isto o texto precisa estar de acordo com algumas regras. Tem que ter uma estrutura e elementos com relações estabelecidas entre si. O processo pelo qual essas relações são estabelecidas é o que verdadeiramente se chama redação
Resumindo: o texto é todo o conjunto de palavras, frases e parágrafos que precisam ser colocados em ordem. A redação inclui o texto e sua organização.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

A Escolha das Palavras Adequadas

A escolha correta das palavras
é tão importante
quanto a escolha das palavras corretas.


A ortografia (grafia das palavras) correta é importantíssima. Numa redação, uma palavra escrita de forma errada pode revelar duas coisas: desconhecimento da escrita correta e descuido quanto ao valor das letras e da escrita correta. Ambos são comprovações de pouca leitura e de incapacidade de dominar satisfatoriamente a linguagem escrita. 
Numa redação, a escolha das palavras mais adequadas é tão importante quanto os cuidados quanto à ortografia e às regras gramaticais. A eficácia da comunicação depende muito disto. Num bom dicionário, você pode observar que, para cada palavra, existem várias definições. Você precisa ter o cuidado de observar a definição que estiver mais de acordo com o contexto da redação. Esse contexto precisa ser também analisado sob três aspectos: verbal (quanto à mensagem no texto propriamente dito), situacional (definindo uma situação) e experimental (destacando uma experiência).
Também é muito importante conhecer várias palavras com um mesmo significado. Os dicionários também ajudam muito a encontrar sinônimos (palavras diferentes com significados iguais, como saber e conhecer). Eles ajudam muito a evitar a repetição desnecessária de palavras.
Outros detalhes importantes quanto à palavra escolhida:
- O sentido denotativo ou referencial, que é o seu significado mais próximo do que se quer expressar na redação;
- O sentido conotativo, que é sugerido por associações e vinculado a emoções, conceitos, etc.
O sentido conotativo parece tornar a palavra ligada a uma realidade talvez menos próxima, mas ao mesmo tempo a conotação numa metáfora se torna interessante. Para muitos autores a metáfora está mais relacionada à poesia, mas as metáforas estão sempre na linguagem corrente. É um processo em que as palavras usadas nos fazem lembrar de outras, o que nos ajuda a enriquecer o texto.
Há neste blog outros artigos sobre metáforas. Sugiro que você os leia.

Ilustração: Blog do Enem